Novembro Azul

Novembro Azul
0 1 novembro 2017

 

O mês de novembro é dedicado ao combate ao câncer de próstata e conscientização sobre a importância de exames regulares e diagnóstico precoce da doença, e ficou conhecido no Brasil como o Novembro Azul. Já no exterior é chamado de ”Movember”, que vem da junção das palavras em inglês moustache (bigode) e november (novembro).

Esta campanha começou em um Pub, na Austrália, em 1999, aonde um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização sobre a saúde masculina, além de promover a arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido já que o dia 17 é definido no calendário da área da saúde como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Como a campanha promovida pelos amigos foi um sucesso, alguns anos depois, todo o país estava participando e em 2004 foi criada o Movember Foundation Charity. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro, e as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.

Atualmente a campanha é mundial, e leva o nome de “No Shave November” (Novembro sem se barbear), e durante este mês os envolvidos cultivam não mais só o bigode, mas também a barba. Alguns países continuam com o nome original Movember e outros – como o Brasil – utilizam o nome Novembro Azul, já que além do bigode, a cor azul é símbolo da Campanha.

O objetivo é que o maior número de pessoas usem a cor azul, ou deixem o bigode e a barba crescer para deixar os desentendidos curiosos sobre o motivo, e então, a partir dessa curiosidade espalhar a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata por meio dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.

 

 

No Brasil

 

Em 2008 o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o primeiro a começar a divulgar uma ação sobre a necessidade de prevenção do câncer de próstata no Brasil, com a campanha “Um toque, um drible”, que tinha o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Com ampla divulgação, quatro anos depois, este instituto que inspirou-se no movimento Movember, passou a realizar a campanhas durante todo o mês de novembro, para conscientização sobre a saúde do homem, surgindo então o Novembro Azul. Uma iniciativa que colocou a campanha no calendário nacional de ações preventivas.

 

Imagem retirada de <a href=’https://br.freepik.com/vetores-gratis/brochura-de-movimentos-azuis_1367330.htm’>Designed by Freepik</a>